A grande interrogação proposta é se poderá haver uma presunção de que há qualquer coisa para ensinar, para transmitir, no que à arte diz respeito.

A decisão de, pelo menos, tentar manter as incoerências próprias de um diálogo deste género feito em conjunto é a única justificação para o título do espectáculo, mesmo que estas incoerências se percam depois de cada um dizer o que pensa.

São estes momentos de incoerência que são o centro da discussão. São opiniões directas atiradas à cara do investimento de sentido que cada um faz e que está permanentemente sujeito a mudanças, um processo que se opera através do colapso do investimento dos outros.

Entre concordância e discordâncias o que se tenta enfatizar, talvez apenas simbolicamente, é mesmo uma mudança. Uma mudança visível inserida dentro da certeza que é necessária para passar conhecimento artístico.

Ch-ch-changes, pretty soon now you’re gonna get a little older

David Bowie

8 de maio de 2010

Abba abba abba





Entrevistador do Além
Nunca vi dois casais que ficassem tão bem um com o outro.
Aqui temos Bjorn e Agnetha e deste lado o outro casal Frida e Benny.

Ana Marta
Essa resposta é… de mentira!
Não, eles estão trocados…

Emilio
Es mejor que cambiemos de lugar.

Entrevistador do Além
Desculpem, não tinha reparado.
(risos)
Agora sim, já não me enganam. Este é o Bjorn, não… e este o Benny.
(para Marta Frida) Bom, qual o nome do teu bebé?

Marta
Hmm, não fuí eu quem teve um filho… A Agnetha é que foi mãe.

Entrevistador do Além
Ah, deste lado é que temos a mãmã.

Ana Marta
Sim..

Entrevistador do Além
Quantos meses é que tem o bebé?

Ana Marta
Dois meses.

Entrevistador do Além
Ouvi dizer que ele já consegue falar.

Ana Marta
É verdade.

Entrevistador do Além
E o que é que ele diz?

Ana Marta
Abbabbabbabbabba…

(entrada do vídeo manipulado)

Emilio (pegando em roupas ou adereços)
Prefieren este, o mejor este?

 Marta
Os Abba usam as roupas mais foleiras que alguma vez se viu. Para mim os Abba já estão “out” há muito tempo, e o estilo deles já foi à vida! A malta nova nunca se irá identificar com isto. Alguém concorda comigo?

Ana Marta
Não sei qual é o teu conceito de popularidade, mas espero que não abranja apenas as gerações mais novas… porque todas contam. E se fizesses um inquérito na rua acho que te irias surpreender com o resultado, porque já toda a gente ouviu falar dos Abba!

Emilio
Oh, pero los ABBA son tan graciosos! Siempre seran una referencia en la historia de la musica POP! Mas alla de eso, uno de los exitos de este verano fue un remake del “Gimme, gimme, gimme (TODOS: a man after midnight)”,con un estilo dance, pero la base musical y la letra eran iguales a la version original. Y aun mas, puedo apostar que en estos ultimos 5 años, los ABBA vendieron mas discos en Portugal que cualquier otra banda! Para mi, los ABBA seran siempre un marco !

Ana Marta
Para mim os Abba, serão sempre um Emilio.

Marta
Para mim os Abba, serão sempre um Paulo.

Emilio
Para mi los Abba serán siempre las martas……no! Las dos Martas.

Ana Marta
Às vezes penso se os ABBA faziam videoclips das suas músicas por coincidência ou se tinham alguma espécie de conhecimento secreto sobre a industria que a MTV viria a criar. Na realidade, isto tem uma cenografia horrível mas a música é fantástica! Isto foi feito há trinta anos, mas continua a ser cativante e cheio de vida!

Marta
Ok, para ti é isso e para mim é outra coisa, são duas opiniões diferentes. Não é a repetir sempre o que já dissemos que vamos mudar as ideias do outros, prefiro quando alguém dá a sua opinião e depois  deixa os outros falar. É que estar sempre a bater no ceguinho, soa-me a tentativa de manipulação de opiniões…

Emilio
Creo que esta discusión es perfectamente inútil. Quizás deberiamos enfocarnos en aquello que realmente interesa: Esto és una obra maestra! En  sério, cuando fué  la última vez que viste una cosa tan buena? Creo  que el  video tiene calidad  para ser pasado en cualquier lado.

Ana Marta
É uma das minhas músicas de ano novo favoritas de sempre! Ahhhh os anos 80! Quem e que se cansa dos ABBA?! Eu acho que ninguém com bom gosto musical consegue! Este clássico é o meu favorito de todos os tempos, traz-me recordaçõees pessoais com os meus amigos de infância, e agora com o meu filho. E sei que muitas pessoas no Mundo sentem o mesmo.

Emilio
Soy incapaz de no sonreir cuando veo este video y la simple idea de hacer un remake de esto es un insulto para los fans. Los propios ABBA no soportarian que se hiciese esto y pensarian que es muy flojo...
Y hablando de esto, alguien me ayuda a colgar los globos que faltan?

Marta
Mas o trabalho dos ABBA é conhecido muito devido às milhares de homenagens que foram feitas ao longo dos tempos.

Ana Marta
Os  videos originais não são sagrados; remakes e covers são um dado adquirido e sempre foram. Lembrem-se que o que estamos a fazer não se trata de alguém usar directamente uma obra de arte. É uma reinterpretação e é mesmo muito boa!

Emilio
Vamos, esto esta muy lejos de ser un robo. La cópia ha sido , de hecho, un motor inagotable de la creacion desde el inicio de los tiempos. Estoy muy convencido de mis influencias.

Marta
Eu tenho mais problemas em aceitar aquele género de directores ou realizadores que pegam numa ideia embrionária e e em vez de a desenvolverem transformando-a eventualmente  numa ideia original limitam-se a reinterpretar.

Ana marta
Ok, talvez seja este o ponto de conflito no nosso trabalho, mas eu não posso deixar de considerar que esta abordagem não só é fácil como é um trabalho preguiçoso, e eventualmente até um triste comentário ao estado da criatividade nos nossos dias.

Marta
Mas vocês são tão ingénuos. Já nada é original. Copiar é  o combustível da imaginação. Então e na música, por exemplo? Lembrem-se do que Jean-Luc Godard disse: "Não é onde vais buscar as coisas, mas até onde é que a consegues levar”.

Ana Marta
Não desculpa, para mim trata-se de pirataria. Além disso estás a prestar um mau serviço à comunidade. A minha atitude em relação a este assunto é, se realmente queres fazer uma performance originalmente feita por outra pessoa, é bom que a trates com respeito. Tens de ter algumas regras.

Emílio
Discrepo, los conceptos no son sagrados. Los  remakes y las covers son prácticas comunes. Y mas alla de eso, aqui no tratamos de usar la idea de alguien pero si reinterpretarla, y perdona que te diga...pero esto es de putisima madre.

Ana Marta
Sim e aqui os Abba têm a oportunidade de ver o seu trabalho ter uma visibilidade completamente diferente.
Suponho que se possam sentir um pouco amargurados por nos verem a receber todos os louros por este trabalho, mas também estou certa que se as pessoas gostarem irão, com certeza, procurar o original.

Emílio
Este vídeo está muy  lejos de ser un robo.

Marta
Esta é daquelas discussões que eu tanto adoro como odeio. Sei perfeitamente onde é que isto vai parar. Ou seja a lado nenhum. Mas eu vou dizer em falsa defesa que é muito provável que venhamos a fazer muito pouco dinheiro com isto, se é que conseguimos algum.

Ana Marta
A apropriação quando é bem feita e respeita o autor pode ser brilhante e ainda superar o original.

Emilio
Despierta mujer. que vosotras seais amigas no significa que tengas que ser benevolentes ser benevolente. Despues no te quejes el dia que te robe el novio.

Marta
Eu acho completamente hilariante que lá por alguns artistas tenham feito milhões por causa das suas apropriações como Warhol por exemplo, as pessoas se tornem cegas a este tipo de prática.

Emílio
Lo siento pero no, discrepo por que de esa forma el arte dejaria de existir. Todo ha sido hecho de alguna forma. Nada és original. Asi que roba donde tu inspiracion te lleve o de donde tu imaginacion se alimenta. Devora peliculas antiguas, peliculas reciente, música, libros, pinturas, fotografias, poemas, sueños, conversaciones banales, arquitectura, puentes, señales de trâfico, àrboles, nubes, lagos, luces y sombras. Roba solo aquello que hable directamente a tu alma. Si lo haces asi, serás autêntico. La autenticidad es inestimable, la originalidad no existe. Y no pierdas tiempo a esconder tu roubo – celebralo si te apetece.

Ana Marta
O que é hilariante é tua compreensão! Nós não estamos aqui a discutir o que o homem das cavernas roubou ao vizinho. Não se trata da apropriação do fogo que o Homem descobriu. Trata se da apropriação de um trabalho feito por outro criador ser usado sem que este tenha dado autorização.

Emilio
Ahora bien, cada vez que veo este video, surjen mas y mas cuestiones , y honestamente cada vez gusto mas de el!


Sem comentários: