A grande interrogação proposta é se poderá haver uma presunção de que há qualquer coisa para ensinar, para transmitir, no que à arte diz respeito.

A decisão de, pelo menos, tentar manter as incoerências próprias de um diálogo deste género feito em conjunto é a única justificação para o título do espectáculo, mesmo que estas incoerências se percam depois de cada um dizer o que pensa.

São estes momentos de incoerência que são o centro da discussão. São opiniões directas atiradas à cara do investimento de sentido que cada um faz e que está permanentemente sujeito a mudanças, um processo que se opera através do colapso do investimento dos outros.

Entre concordância e discordâncias o que se tenta enfatizar, talvez apenas simbolicamente, é mesmo uma mudança. Uma mudança visível inserida dentro da certeza que é necessária para passar conhecimento artístico.

Ch-ch-changes, pretty soon now you’re gonna get a little older

David Bowie

8 de maio de 2010

Nós vamos ser o Quarteto!

O Quarteto Fantástico entra em palco...

Boa noite. (Pausa) Olá. (Pausa) Boa noite. Boa noite. (Pausa) Nós somos o Quarteto Fantástico. (Pausa) E somos os maiores. Nós fazemos a diferença. Nós vamos fazer toda a diferença. Depois de nós nada vai ser igual. Este espaço é nosso. (Pausa)Estes são os nosso 1415 minutos de fama. O nosso papel aqui e agora é fundamental para o sucesso da nossa missão. Sem nós a cena morre.(Pausa) Quando nos juntámos em 1999 foi com um objectivo. (Pausa longa) Tornar o mundo num sitio melhor. A better place for you and for me and the entire human race. Sem nós isto não é possível. A melhor cena de teatro do mundo será aquela … que for. Nós fazemos toda a diferença. Somos os únicos com capacidade para salvar este momento. Uma série de cenas incríveis e fantásticas. (Pausa) Mas nós não somos os maiores por acaso. Isto ensaio, não é encenado, não é nenhuma pesquisa. Isto é " a coisa ". Para isto que está aqui acontecer ser possivel, para gozarmos dos nossos 1415 minutos de fama seguimos à risca uma técnica milenar, alicerçada em regras rígidas e intransponíveis.


- Não bloquear, arriscar sem pensar nas consequências;
- Ter a capacidade em surpreender-se e surpreender o director/professor/colegas;
- Querer e saber usar o seu inventário (memorias pessoais, vida pessoal, presente, …);
- Ser humilde, trabalhador e pontual;
- Ter a capacidade de auto-critica e de criticar os outros construtivamente;
- Ter a capacidade de brincar e de não se levar demasiado a sério;
- Ser activo, participativo e autónomo;
- Ser Experiente em várias técnicas de aquecimento e ter desenvolvido o seu próprio método de aquecimento;
- Não ter preconceitos em experimentar propostas novas;
- Estar receptivo a recomeçar do zero, sempre que necessário;
- Estar aberto a múltiplas repetições;
- Ser rigoroso;
- Ter capacidade em verbalizar e em expor as suas ideias publicamente;
- Ser generoso para com os colegas e colaboradores;
- Realizar as propostas pedidas na data indicada;
- Capacidade de se dirigir e dirigir os outros;
- Capacidade de resolver pequenos problemas técnicos;
- Capacidade de encontrar soluções ao nível artístico e técnico rapidamente e com eficácia;
- Ter um imaginário forte;

Por exemplo, o meu Super-Herói preferido é o Super-Homem (...)

Sem comentários: